Jarbas Jacome     

Músico potiguar, mestre em Ciência da Computação pelo Cin-UFPE, pesquisando computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2007. Desde 2003 desenvolve o software livre ViMus que utiliza em instalações interativas e apresentações audiovisuais tendo exibido em eventos nacionais e internacionais como FILE, Emoção Art.ficial, Arte.Mov, Festival Contato (São Carlos), Festival Continuum (Recife), FAD (Belo Horizonte), Festival Internacional de La Imagen (Manizales, Colômbia) e Extraordinary Sculptures (Taipei, Taiwan). Desde 2011, é professor assistente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, Bahia. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo. Professor de artes visuais e computação na UFRB.

Curriculum Vitae na plataforma Lattes:

http://lattes.cnpq.br/4526784624063498

Danilo César    

Formado em Computação, licenciado em Matemática e Informática. Tem mestrado em Educação pela UFBA com o tema: Robótica Educacional com a Utilização de Software e Hardware Livre. Atualmente faz doutorado em Difusão do Conhecimento na UFBA, com continuação do tema de mestrado. Participa do projeto KLogo-Turtle. É membro fundador do Projeto Robótica Livre. Sou processo do conhecimento que foi colaborativamente compartilhado e cooperado por vários atores sociais das diversas áreas de conhecimento. O conhecimento é construído coletivamente, e deve ser livre!

Cristiano Figueiró    

Possui graduação em Bacharelado Em Música Opção Instrumento Violão pela Universidade Federal de Santa Maria (2003) e mestrado em Musica pela Universidade Federal de Goiás (2005) na linha Composição e Novas tecnologias. Atualmente cursa o Doutorado em Composição na Universidade Federal da Bahia onde também atua como Professor substituto. Sua pesquisa de Doutorado se centra no desenvolvimento de um sistema interativo para composição/performance. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Composição Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música computacional e composição eletroacústica, performance, música de câmara, música instrumental, . Tem publicado os resultados de sua pesquisa em eventos de pesquisa em música. Participou com duas composições na gravação do Cd “In itinere”; com o grupo da música eletroacústica da UFG e recentemente gravou uma composição no Cd “Compositores da UFBA”. Suas composições tem sido tocadas no Brasil, Argentina, Chile e Espanha e sua música tem intensa veiculação pela internet. Em 2008 venceu o 2º Concurso nacional de composição “Ernst Widmer”  na categoria violão-solo com a peça Canela-Gamboa. Ganhador do prêmio “Interações estéticas” do Minc/Funarte em 2010. Desde 2010 é professor assistente no IHAC/UFBA sendo coordenador da área de concentração em artes e tecnologias contemporâneas.

Bruno Rohde  

Pesquisador em cultura e arte, artista sonoro-visual e multiplicador de conhecimento (oficineiro, professor). Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS). Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: Corpoaudiovisual, do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos – UFBA, onde pesquisa e desenvolve softwares e interfaces físicas com tecnologias livres para composição e interatividade em performances de diversos campos artísticos (dança, performance, música, design sonoro, artes visuais, arte telemática). Foi integrante do projeto Laboratorium MapaD2, no âmbito do qual participou em 2011 do desenvolvimento, montagem e apresentações do espetáculo telemático Frágil, mapeando interfaces físicas para interação, desenvolvendo aplicações de computação gráfica e atuando como VJ (cenografia e iluminação por projeção).

Adauto Silva 

 Formado pelo Instituto Univérsico de Pesquisa e Educação – IUPE , técnico em mecatrônica pelo SENAI-CIMATEC, atualmente, cursa o 3º semestre do curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Salvador (UNIFACS). É técnico do Laboratório de Circuito Elétricos e Eletrônicos e do Laboratório de Qualidade de Energia da UNIFACS. Tem experiência em linguagem de programação: linguagem C, Assembly, Processing, Arduino; protocolo de comunicação Zigbee.

Luiz Colombiano

Formado em Eletrônica pelo IFBA e atualmente é estudante de Engenharia Elétrica da Unifacs – Bahia. Desenvolve pesquisa na área da robótica livre tanto para transformação social de comunidade carentes bem como para a área de computação criativa. É voluntário do Centro de Mídia Independente de Salvador (CMI-SSA) e empregado da Petrobras.

Jadson Sampaio 

Cursa o 4º semestre de Engenharia Mecânica pela Universidade Salvador (Unifacs). Formado em mecânica de usinagem pelo SENAI CIMATEC em 2008 e em Técnico em Ferramentaria, também pelo SENAI Cimatec em 2010, tem experiências na Operação de Máquinas Convencionais e CNC quando trabalhou no DPI no SENAI em 2009. Tem conhecimentos de linguagem C(básico), Linux, Processing, Arduino e Zigbee.

Everton Medeiros

Formado em eletrônica pela Escola de Engenharia Eletromecânica (EEEMBA) em 2009, cursa o 3º semestre do curso de Engenharia Elétrica pela Universidade Salvador (Unifacs). Tem experiências em empresas onde atuou como suporte em informática, auxiliar em manutenção (exercendo função de técnico em eletrônica) e atualmente no cargo de auxiliar de fiscalização (ADAB). Tem conhecimentos para o uso do Linux Ubuntu, Processing, Arduino, Zigbee, HTML, linguagem C, manutenção e montagem de equipamentos eletrônicos e de computadores e desenvolvimento de circuitos.

Samy Marcelo Nascimento

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Eletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: Circuitos de Radiofrequência e Eletrônica Digital. Tem experiência: Confecção de Placas de Circuito Impresso com o aplicativo KiCad para Projetos de Robótica Pedagógica Livre; Programação de Microcontroladores PIC no SDCC utilizando o Piklab; Programação da Porta Paralela em Projetos e Robótica Livre nas linguagens C++ e Shell Script. Participa do projeto Robótica Livre, contribuindo para a divulgação de software e hardware livres através de cursos. Trabalha atualmente como pesquisador no SENAI CIMATEC de Salvador/BA.

Fernando Krum  

  Engenheiro, pesquisador e produtor de novas mídias. Especialista em Fotografia (EFTI – Espanha), participou de projetos interativos, exposições de fotografia e audiovisuais. Mestrando pelo POSCULT/UFBA.

Sandro Andrade

Professor DE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e doutorando em Ciência da Computação pelo DMCC. Mestre em Mecatrônica (2006) e Bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFBA) (1999), possui ampla experiência na área de desenvolvimento de sistemas, em particular no uso das tecnologias C/C++ em ambientes GNU/Linux, Qt4, KDE4 e soluções CORBA (ACE/TAO/CIAO). Especialista Qt certificado pela NOKIA e contribuidor ativo em projetos do KDE. Co-fundador do Live Blue – grupo de usuários e desenvolvedores KDE na Bahia.

Miguel Argolo

Graduando em Engª Mecatrônica, 6º Semestre na Universidade Salvador – Unifacs. Conhecimentos em Ambiente Ubuntu/Debian. Usa as ferramentas Kicad e Fritzing para confecção de placas de circuito impresso.

Aurélio A. Heckert  

Programador e artista digital, colaborador ativo do movimento de Software Livre há dez anos, e integra o time desenvolvimento do Inkscape. É co-fundador do PSL-BA, Foswiki Brasil, Inkscape Brasil e da Cooperativa de Tecnologias Livres COLIVRE.

José Balbino

Participou e organizou festivais de arte das novas
mídias no brasil e no exterior como o enfami (salvador, 2002) e o
Upgrade!Salvador. atuou em programas de inclusao digital do governo
brasileiro, rádios, e atualmente se dedica à radiola urbana Cidadão Comum,
em mais uma tentativa de desencaretamento do cena arte-multimídia.

Paula Carneiro Dias 

é dançarina, videomaker e produtora cultural, graduanda do curso de Licenciatura em Dança da UFBA. Realizou residências artísticas no Centro em Movimento (c-e-m) em Lisboa, em 2009; e na Casa Hoffmann, Curitiba, em 2007. Em 2008 participou de um treinamento intensivo de butô com o dançarino e coreógrafo Tadashi Endo, em Göttigen, Alemanha. Colabora com diversos artistas de Salvador, Bahia, desde 2008. Seus trabalhos autorais circularam por festivais, dentre os quais destacam-se: Brasil Move Berlin, FIAC Bahia, FIDRecife e Bienal de Dança SESC Santos.

Felipe André Florentino

Compositor, multi-instrumentista, diretor musical, programador e performer. Graduando do bacharelado em Composição e Regência na Emus/UFBA. Atua nas áreas de Composição sonora instantânea (tempo real) em dança-teatro-performance; Programação e música Eletroacústica; Performance Urbana. É membro do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas Corpoaudiovisual coordenado pela Profa. Dra. Ivani Santana, desenvolvendo trabalhos com interatividade em software Pure Data entre corpo- som-imagem e composição eletroacústica, e-Pormundos Afeto v.3 entre GP Poética e Konic Thtr (ESP), na 3ª edição do Network Performing Arts Production Workshop. É performer e pesquisador do A-FETO GDT-UFBA – Grupo de Dança-Teatro da UFBA, coordenado pela Profa. Dra. Ciane Fernandes, apresentando em 2011 Gebo π (Paisagens Internas) Performance/oficina de Authentic Movement. Também em 2011 participou dos workshops e equipe de produção dos Seminários Internacionais Criatividade, Ser e Cura entre PPGAC/UFBA, Programa de Dança da Duke University (EUA) e o Programa de Medicina Integrativa da North Carolina University(EUA). Criador e co-criador das intervenções urbanas “No Soy Yo” e “Teia”, apresentadas no X Congreso Internacional de Salud Mental y Derechos Humanos em Córdoba, Argentina em 2011. Como compositor, apresentou obras para Quarteto de cordas, Quarteto de sopros, Grupo de percussão e Orquestra sinfônica nos VI e VII ENCUN, no XXI Seminários Internacionais de Música-UFBA e no Concerto Jovens Compositores EMUS/UFBA. É diretor musical do Grupo Alvenaria de Teatro e músico do RADAR 1 – Grupo de improvisação em dança. http://lattes.cnpq.br/3687664221016581

Jan Cathalá Lemos – Bacharel em Ciência da Computação – Faculdade Ruy Barbosa (Salvador / BA). Atua em departamento de TI, analista de sistemas. Pesquisador e desenvolvedor de projetos relacionados a superfícies tangíveis, novas mídias, sistemas interativos, arte computacional, visão computacional, linguagem de programação visual e códigos criativos.

Michele Santos de Meneses 

Pós graduanda em Gestão de Pessoas. Pedagoga com Habilitação em Gestão e Coordenação do Trabalho Escolar – UNEB

Antonio Reginaldo Almeida Nascimento  

Pedagogo com Habilitação em Gestão e Coordenação do trabalho Escolar – UNEB

Gilda Santiago da Silva  

Pedagoga com Habilitação em Gestão e Coordenação do Trabalho Escolar – UNEB

 Ana Paula Albuquerque 

 Formada em Desenho e Plástica pela EBA/UFBA. Mestre em educação e doutoranda em educação pela FACED/UFBA. Apaixonada por arte-postal e audiovisual